quinta-feira, 28 de março de 2013

Samba +Samba = SAMBA

              O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi logo ganhando caminho e no Rio de Janeiro foi que criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido pelas autoridades militares da época. Por exemplo na década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era muito mal vista na época.
            Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, como parte da cultura brasileira principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas .Essa música brasileiríssima, a harmonia que é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba. "À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado. É isso que faz dele um dos ritmos mais ricos do mundo", afirma o músico e compositor Eduardo Gudin que é trabalhou parte dos anos com Elis Regina.
            Para analisarmos suas características originais, está não so na musicalidade mas também na  forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e implantado no rio de Janeiro Pelo sambistas.
            Isto se explica ao fato de que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930

Samba Paulista




Samba Carioca (Rio de Janeiro)



Samba da Bahia








Nenhum comentário:

Postar um comentário