quinta-feira, 21 de março de 2013

Cultura


Música tradicional do Japão

A música tradicional do Japão é o resultado dos vários movimentos e escolas musicais que compõe a música japonesa.

Tipos de Músicas Do Japão

            Kabuki  (歌舞伎, Kabuki) ou cabúqui  é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem usada por seus atores. O significado individual de cada ideograma é canto (ka) (), dança (bu) () e habilidade (ki) (), e por isso a palavra kabuki é às vezes traduzida como “a arte de cantar e dançar”. Esses ideogramas, entretanto, são o que se chama de ateji (ideogramas usados apenas com sentido fonético) e não refletem a etimologia mesma da palavra. Acredita-se, de fato, que kabuki derive do verbo kabuku, significando aproximadamente “ser fora do comum”, donde se depreende o sentido de teatro de “vanguarda” ou teatro “bizarro”. Sua origem remonta ao início do século XVII, quando se parodiavam temas religiosos com danças de ousada sensualidade. No ano de 1629, esse tipo de teatro foi proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser encenado então por rapazes que se vestiam de mulher. Contemporaneamente, o teatro kabuki se tornou um espetáculo popular que combina realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos, implicando numa constante integração entre os atores e a platéia.

            Noh (Nogaku) ou ainda Nogaku(能楽) é uma forma clássica de teatro profissional japonês, que combina canto, pantomima, música e poesia. Executado desde o século XIV é uma das formas mais importantes do drama musical clássico japonês. Evoluiu de outras formas teatrais, aristocráticas e populares, incluindo o Dengaku, Shirabyoshi e Gagaku. O termo Noh deriva da palavra japonesa talento ou habilidade. Muitas de suas personagens usam máscaras, mas não todas. Suas raízes podem ser encontradas no Nuo (傩戏) - uma forma de teatro da China. Deu origem a outras formas dramáticas, como o Kabuki. Um de seus mais importantes dramaturgos é Zeami Motokiyo (1363-1443). Zeami também deixou tratados sobre a arte de interpretar

       Gagaku ( , gagaku, Música da corte imperial antiga e danças,  iluminada. "Música elegante") é um tipo de música clássica japonesa que tem sido realizado na Corte Imperial em Kyoto durante vários séculos. É composto de três repertórios primários:
Música Shinto 1.Native religiosa e canções folclóricas e de dança, chamado kuniburi não utamai
2.A Goguryeo e Manchurian formulário, chamado komagaku (nomeado para Koma, um dos Três Reinos)
3.A chinês e sul-forma da Ásia (especialmente da dinastia Tang), chamado togaku.
Gagaku, como Shomyo, emprega a escala yo, uma escala pentatônica com intervalos ascendentes de dois, três, dois, dois e três semitons entre os tons da escala cinco. No Brasil esta escala ficou conhecida como escala japonesa.

            Shomyo  ( 声明) é um estilo de canto budista japonês, usado principalmente nas seitas Tendai e Shingon Há dois estilos:. Ryokyoku e rikkyoku, descrito como difícil e fácil de lembrar, respectivamente. Shomyo, como gagaku, emprega a escala Yo, uma escala pentatônica com intervalos ascendentes de dois, três, dois, dois e três semitons.

            Jyoruri Joruri ( ) pode referir-se a  um tipo de narrativa cantada com acompanhamento de shamisen, normalmente encontrados em Bunraku, um teatro de bonecos tradicional japonesa.  Joruri (ópera), uma ópera de compositor japonês Minoru Miki Joruri-ji ( ), um templo budista em Kyoto
Joruri (música) por Bangladesh pesado Karma Penhor banda de metal
Joruri é a romanização Hepburn da palavra (kanji) japonês. O correto é Zyôruri em Kunrei-shiki romaji (ISO 3602), e em Zyōruri Nihon-shiki romaji (ISO 3602 estrito).

            Nagauta ( ?), Literalmente "canção longa", é um tipo de música tradicional japonesa, que acompanha o teatro kabuki. Eles foram desenvolvidos por volta de 1740. Influências incluído o estilo vocal yōkyoku usado em teatro Noh, e instrumentos, incluindo o shamisen e vários tipos de tambores.O shamisen, um alaúde arrancou com três cordas, é um instrumento muito popular na Nagauta. Artistas nagauta geralmente jogar o shamisen e cantar ao mesmo tempo. Nagauta é a base da Sinfonia nagauta, uma sinfonia em um movimento composto em 1934 pelo compositor Kosaku Yamada.

            Shakuhachi (música) Shakuhachi, é um instrumento de sopro de estrutura aparentemente simples: um bocal, o corpo de bambu e cinco orifícios. Porém, suas medidas são rigorosas. O comprimento mais comum do instrumento é de 1,8 shaku (1 shaku = aproximadamente 30 centímetros). este tipo de música é utilizado para relaxamento do corpo para meditações ou momento de massagens ou reflexões sobre a vida.


            Soukyoku  O Sōkyoku ( Punir geminadas) é uma alabarda grande que o Gotei 13 usa a Sōkyoku Hill para executar Shinigami que severamente violado a lei.

            Enka (em japonês: 演歌) é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto.
O termo enka ( = "actuar" / = "canção") se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político -discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes- porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário