quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alguém sabe O que é a Guitarra Baiana ?

Apresento hoje a Guitarra Baiana 



A dupla "Dodô e Osmar" (Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo), ambos de Salvador, tiveram a ideia de construir um novo instrumento a partir de uma apresentação na capital baiana, do músico Benedito Chaves - que utilizava um captador acoplado a um violão tradicional de caixa acústica oca equipada com um captador.
Dodô, técnico em eletrônica, junto ao amigo, fez vários testes com madeira e posicionando o amplificador sob as cordas, conseguiu evitar a microfonia que verificaram ocorrer na apresentação que tinham assistido.
O protótipo criado por Dodô e Osmar no início da década de 1940 ficou conhecido como pau elétrico ou cavaquinho elétrico .
Em 1950, Dodô e Osmar se apresentaram nos dias de carnaval, sobre um Ford 1929, transformando ele em palco, dando origem o fenômeno do trio elétrico no Carnaval da Bahia
Temos como intuito nessa lista, fazer um reconhecimento daqueles que tiveram ou tem, vida e obra com a Guitarra Baiana. Para tanto, listamos em ordem alfabética os músicos em atividade e os fora de atividade. Essa lista foi feita pela Comunidade de Músicos da GB.

Músicos Em Atividade
Alexandre Vargas, Armandinho Macêdo, Aroldo Macêdo, Askê Mesquita, Carlos Abreu de Almeida, Carlos Marthau, Cruz, Davi Moraes, Emmerson Leão, Eugenio Nobre, Fábio Batanj, Felipe Facó, Fernando Duarte, Fred Menendez, Fred Neto, Gabriel Dominguez, Heládio Tourinho, Igor Hereda, Jackson Dantas, Jean Paul Charles, Jonathan Raphael, Julio Caldas, Julio Moreno, Laila Rosa, Lito Nascimento, Lúcio Ferraz, Luiz Brazil, Luiz Caldas, Marcela Martrinez, Marcelo Novaes, Márcio de Oliveira, Marcos Faia, Marcos Moletta, Mike Caldas, Mintcho Garrammone, Missinho, Morotó Slim, Mou Brazil, Nando Borges, Nino Moura, Pará Monteiro, Paty Kiss, Paulo Chamusca, Pedro Souza, Pepeu Gomes, Ricardo Leão, Ricardo Marques, Robertinho Barreto, Robertinho Lago, Sergio Albuquerque, Sergio Chiavazzoli, Thathi, Xico Barroso, Yonsen Maia
Músicos Fora de Atividade
Aderson, Adolfo Antônio "Dodô" Nascimento, Almério Santos, Altair, Cacik Jonne - João Fernandes da Silva Filho, Dico, Edgarzinho, Fernando Padre, Gato, Geo Benjamim, Jorginho Gomes, Melo, Moacyr Soares, Musso, Osmar Álvares Macêdo, Reginaldo Silva, Renatinho, Roberto Santos, Seu Dica, Temístocles Aragão, Vicente Santana









O que é o Ukulele? Alguém sabe?



O ukulele, também conhecido como ukelele, é um instrumento musical de cordas beliscadas, geralmente com 4 cordas de tripa ou, mais usualmente, com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros.
Origem e História
O ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais o braguinha ou machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukulele, no idioma havaiano quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem o toca. Na interpretação da rainha Liliuokalani', o nome significa "presente de longe", numa referência às origens do instrumentos. Além de ser utilizado na música tradicional havaiana, o ukulele foi bastante utilizado na música popular americana. No pré-Segunda Guerra Mundial, foi utilizado por músicos de vaudeville como Roy Smeck e Cliff Edwards. Por ser portátil e relativamente barato, foi muito popular entre jovens músicos amadores durante a década de 1920, evidenciado pela impressão de diagramas de acorde para o instrumento nas partituras de música popular publicadas na época. No pós-Guerra, Mario Maccaferri produziu em larga escala ukuleles de baixo custo feitos inteiramente de plástico. Muito da sua popularidade foi cultivada pelo apresentador de TV e cantor Arthur Godfrey. Tiny Tim também se tornou um ícone do ukulele ao se apresentar com “Tiptoe Through the Tulips”. O interesse no ukulele caiu até meados dos anos 90, quando sua popularidade voltou a crescer. O conjunto Ukulele Orchestra of Great Britain, formado no final dos anos 80, faz versões de músicas pop no ukulele. O músico havaiano Israel Kamakawiwo'ole também ajudou a popularizar o instrumento, especialmente com seu pout-pourri de Over the Rainbow e What a wonderful world. George Harrison era um grande apreciador do ukulele, especialmente da sua variedade banjolele, e o utilizou nas gravações de algumas faixas do seu último disco, Brainwashed. Paul McCartney, que utilizou o ukulele na música Ram On, e hoje em seus shows homenageia George Harrison com uma performance de Something no seu Gibson tamanho tenor.
Músicos dos mais diversos estilos utilizam ou utilizaram o ukulele, como por exemplo:
         O ukulele tem alguma popularidade no Brasil hoje, sendo mais conhecido por causa do cantor Israel Kamakawiwo’ole e da banda Beirut. Alguns músicos e conjuntos brasileiros utilizaram o ukulele em suas músicas, como a cantora Marisa Monte, no disco Universo ao Meu Redor e A Banda Mais Bonita da Cidade na música Oração. O músico James Hill fez alguns workshops no ano de 2012 no país.


Umas das Melhores Músicas que já apreciei na minha carreira é está 

Somewhere over the Rainbow - Israel "IZ" Kamakawiwoʻole








Nenhum comentário:

Postar um comentário