terça-feira, 2 de julho de 2013

NOVE PASSOS PARA CRIAR UM SOLO DE GUITARRA QUE CONSIDERO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO MÚSICO.

1- Aprenda uma escala. A escala é um conjunto de notas dentro do mesmo tom. As escalas tônicas são as mais fáceis de aprender, pois não tem muita variação. Existem muitos sites gratuitos que você pode pesquisar que demonstram as escalas.
2- Pratique as escalas. Toque a escala de cima a baixo. Não tente reproduzi-la rápido! Você vai melhorar muito mais tocando-a lentamente por 20 minutos do que tentando reproduzi-la tão rápido quanto você pode por algumas horas. Certifique-se de reproduzi-la de forma limpa, executando todas as notas da escala com a mesma intensidade e variando as notas sem variar o volume do som (o segredo para tocar rápido é ser capaz de escolher as notas com rapidez e precisão. Sua mão esquerda deve ser rápida o suficiente para manter o mesmo ritmo e intensidade de sua mão direita).
3- Aprenda as notas da sua mão esquerda (a do braço da guitarra, caso você seja destro). Se você está apenas começando a tocar guitarra, já deve ter tentado aprender algumas notas difíceis, mas não há realmente nenhuma maneira de contornar esse processo se você deseja aprender a solar. Se você conseguir aprender qual a importância de cada uma das notas e para que servem, você poderá tocar a música que quiser, simplesmente por estar na escala e seguir a seqüência das notas.
4- Toque as notas no ritmo certo. Seu solo não soará nem relativamente próximo do original, a menos que você esteja tocando no ritmo de uma música. Invista em um metrônomo ou apenas baixe um eletrônico na Internet. Toque uma nota da escala em cada batida. Com o tempo, você pode acelerá-las ou usar colcheias (que são quando você toca uma nota sobre e entre cada batida).
5- Encontre a escala de notas certas para usar. Normalmente, a primeira nota de uma música é a base para você saber em que escala a música estará. Por isso, quando você consegue identificar a escala, pode seguir a música utilizando as variações existentes naquela escala. Se uma canção começa em "Dó maior", a primeira nota será "Dó maior" - mesmo que apenas por alguns segundos.
6- Solos não são apenas uma variação aleatória de notas em uma escala; eles são compostos de uma sucessão rápida, precisa e melódica de intervalos escalares. Certifique-se de levar algum tempo para experimentar com diferentes intervalos de tempo - sabendo o que se encaixa em um solo e que não vai fazer seus solos soarem muito fora de ritmo.
7- Pratique a improvisação. A improvisação pode ajudá-lo a encontrar o seu "som" próprio. Tente tocar algo diferente a cada vez, mas se você não conseguir, isso não importa muito (se você experimentar diferentes formas e padrões, você estará apenas aumentando a sua flexibilidade para improvisar e acompanhar qualquer melodia).
8- Você pode aprender técnicas de guitarra diferentes para dar um toque pessoal às suas melodias. Cada estilo tem suas particularidades; porém, quando você aprender uma nova técnica, tente aperfeiçoá-la antes de realmente incorporá-la às suas músicas.
9-  Você também pode tentar gravar uma música cantada - talvez um solfejo feito por você mesmo - e depois tentar solar acompanhando as notas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário