sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dominguinhos Ícone da Música nordestina Morre apos uma batalha contra um câncer de pulmão.


José Domingos de Morais nasceu no interior de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941. Oriundo de família humilde, seu pai, mestre Chicão, era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas. Dominguinhos interessou-se por música desde cedo, começando a aprender sanfona com seis anos de idade, quando ganhou um pequeno acordeão de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro junto com seus dois irmãos, com quem formava o trio Os Três Pingüins. Praticava o instrumento por horas a fio, e logo tornou-se proficiente nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e acabou por tornar-se músico profissional ainda garoto.

Em 1950, aos nove anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que este estava hospedado. Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro. Dominguinhos o fez em 1954, então com treze anos de idade, acompanhado do pai e dos dois irmãos, indo morar em Nilópolis. Ao encontrar-se com Luiz Gonzaga no Rio, este deu-lhe de presente uma sanfona e o integrou à sua equipe de músicos, e Dominguinhos passou a fazer shows pelo Brasil e participar de gravações. Em uma dessas viagens, em 1967, conhece a cantora de forró Anastácia (nome artístico de Lucinete Ferreira), com quem se casa e forma uma parceria artística que duraria onze anos. Dominguinhos já tinha um filho, Mauro, nascido em 1960 de seu primeiro casamento. Em 1976, Dominguinhos conhece a também cantora Guadalupe Mendonça, seu terceiro casamento, do qual nasceria uma filha, Liv.

Separaram-se, mas mesmo após a separação, os dois mantiveram a amizade até a morte do cantor.
A sua integração à equipe de músicos de Luis Gonzaga fez com que ganhasse reputação como músico e arranjador e ele aproximou-se de músicos do movimento bossa nova. Fez trabalhos junto a inúmeros músicos de renome, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho, e eventualmente acabou por consolidar uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como bossa nova, jazz e pop
Dominguinhos estava internado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo e morreu às 17h50 do dia 23 de julho de 2013 após sofrer complicações infecciosas e cardíacas. O músico morreu após perder uma batalha que durou seis anos contra um câncer de pulmão 
Em 2002, Dominguinhos foi vencedor do Grammy Latino com o CD Chegando de Mansinho.
Após cinco anos sem lançar um trabalho solo, Dominguinhos voltou em 2006 a gravar pela Eldorado na qual Conterrâneos 2006, agraciado no Prêmio TIM (2007) na categoriaMelhor Cantor Regional.
Em 2007, Dominguinhos, concorreu ao 8º Grammy Latino com mesmo álbum na categoria melhor disco regional.
Em 2008, Dominguinhos foi o grande homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira.

Em 2010, foi o vencedor do Prêmio Shell de Música 2010




quinta-feira, 18 de julho de 2013

como tirar Músicas de Ouvido ou seja como ter o ouvido absoluto?




Apresento lhes hoje cinco passos para aprender a tirar músicas de ouvido, sem limitar-se apenas às cifras, tablaturas e vídeos no Youtube. Essas, podem ser ferramentas úteis, mas não são as únicas.
Para quem toca instrumentos harmônicos e/ou melódicos (guitarra, violão, teclado, baixo) é necessário conhecer alguns acordes, escalas e arpejos. Isso servirá como exercício triplo: ajudará na técnica, no treino da percepção e na memorização de onde estão e quais são as notas do seu instrumento. Não é a toa que em todos os instrumentos musicais é preciso repetir várias vezes certos exercícios. A repetição ativará a memória muscular e, com o tempo, o domínio do instrumento se transformará numa segunda natureza.
Entenda que sua percepção está, basicamente, em dois níveis: a percepção focada, que se concentra em um som específico e a dispersa, que é a responsável por camuflar o som ambiente. Imagine-se conversando com alguém em uma festa. Você precisará se concentrar na fala da pessoa (percepção focada/figura) e haverá todo o ruído da festa, com outros convidados conversando e músicas no rádio (percepção secundária/fundo).
-Primeiro Passo
Ouvir a gravação da música, com total concentração, para identificar quantos e quais instrumentos estão registrados e entender o 'mapa' da composição.
Saber quais os instrumentos gravados ajudará a entender a sonoridade e intenção da música e, também, a perceber como o seu instrumento se relacionará com os outros.
Identificar o mapa da composição é entender quantas partes há na música e como elas se interligam. É muito comum as músicas serem compostas por introdução, verso, refrão, parte B, etc. Saber onde começa e onde termina cada parte já é um trabalho de memorização, muito útil para a percepção.
-Segundo Passo
Ouvir a música e se imaginar tocando, mas ainda sem o instrumento.
Imagine que você esta com seu instrumento musical na mão. Tente visualizar e imaginar como o seu instrumento pode reproduzir o que é ouvido. Nesse estágio, quem toca guitarra, violão ou baixo já consegue identificar o ritmo no qual a mão que ataca as cordas terá que trabalhar.
-Terceiro Passo
Cante cada parte que o seu instrumento toca.
Isso ajudará a internalizar e memorizar a parte que você deseja reproduzir. Além do mais, a partir do momento que você consegue reproduzir com a voz, é possível cantar repetidamente e até com maior lentidão.
-Quarto Passo
Ligue seu instrumento e toque junto com a gravação.
Para perceber se está tocando na mesma nota que a gravação, há uma técnica chamada batimento. Imagine que duas notas iguais são como duas linhas paralelas. Se por um acaso uma delas não estiver afinada, você terá a sensação que estão ondulando. Quanto mais próximo de afinar, menor será essa sensação. Mais distante da afinação, maior a sensação de ondulação. Essa sensação será a referência para perceber quando você está tocando exatamente a mesma nota.
-Quinto Passo
Após aprender a música, ouça novamente sem o instrumento e imagine-se tocando a música.
Agora que você já sabe as partes das duas mãos, coloque a imaginação para funcionar. Ouça o timbre e a afinação do seu instrumento sem tocá-lo. Assim, você ficará mais independente dele para imaginar os sons.




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Rei Do Baião e do Xote

Asa-Branca é uma canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 3 de março de 1947.
Há 60 anos, Luiz Gonzaga entrava no estúdio da RCA para gravar uma toada chamada Asa Branca, a primeira parceria sua com o cearense Humberto Teixeira, o maior clássico da música nordestina em todos os tempos, com mais de 500 regravações no Brasil e mundo afora.
O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (Patagioenas picazuro, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz1 ). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor. Há uma continuação de Asa Branca, intitulada A Volta da Asa Branca, que trata do retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste.
A versão mais conhecida é a cantada por Luiz Gonzaga. Além desta versão, a música foi gravada por uma série de outros artistas, entre eles:





terça-feira, 2 de julho de 2013

NOVE PASSOS PARA CRIAR UM SOLO DE GUITARRA QUE CONSIDERO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO MÚSICO.

1- Aprenda uma escala. A escala é um conjunto de notas dentro do mesmo tom. As escalas tônicas são as mais fáceis de aprender, pois não tem muita variação. Existem muitos sites gratuitos que você pode pesquisar que demonstram as escalas.
2- Pratique as escalas. Toque a escala de cima a baixo. Não tente reproduzi-la rápido! Você vai melhorar muito mais tocando-a lentamente por 20 minutos do que tentando reproduzi-la tão rápido quanto você pode por algumas horas. Certifique-se de reproduzi-la de forma limpa, executando todas as notas da escala com a mesma intensidade e variando as notas sem variar o volume do som (o segredo para tocar rápido é ser capaz de escolher as notas com rapidez e precisão. Sua mão esquerda deve ser rápida o suficiente para manter o mesmo ritmo e intensidade de sua mão direita).
3- Aprenda as notas da sua mão esquerda (a do braço da guitarra, caso você seja destro). Se você está apenas começando a tocar guitarra, já deve ter tentado aprender algumas notas difíceis, mas não há realmente nenhuma maneira de contornar esse processo se você deseja aprender a solar. Se você conseguir aprender qual a importância de cada uma das notas e para que servem, você poderá tocar a música que quiser, simplesmente por estar na escala e seguir a seqüência das notas.
4- Toque as notas no ritmo certo. Seu solo não soará nem relativamente próximo do original, a menos que você esteja tocando no ritmo de uma música. Invista em um metrônomo ou apenas baixe um eletrônico na Internet. Toque uma nota da escala em cada batida. Com o tempo, você pode acelerá-las ou usar colcheias (que são quando você toca uma nota sobre e entre cada batida).
5- Encontre a escala de notas certas para usar. Normalmente, a primeira nota de uma música é a base para você saber em que escala a música estará. Por isso, quando você consegue identificar a escala, pode seguir a música utilizando as variações existentes naquela escala. Se uma canção começa em "Dó maior", a primeira nota será "Dó maior" - mesmo que apenas por alguns segundos.
6- Solos não são apenas uma variação aleatória de notas em uma escala; eles são compostos de uma sucessão rápida, precisa e melódica de intervalos escalares. Certifique-se de levar algum tempo para experimentar com diferentes intervalos de tempo - sabendo o que se encaixa em um solo e que não vai fazer seus solos soarem muito fora de ritmo.
7- Pratique a improvisação. A improvisação pode ajudá-lo a encontrar o seu "som" próprio. Tente tocar algo diferente a cada vez, mas se você não conseguir, isso não importa muito (se você experimentar diferentes formas e padrões, você estará apenas aumentando a sua flexibilidade para improvisar e acompanhar qualquer melodia).
8- Você pode aprender técnicas de guitarra diferentes para dar um toque pessoal às suas melodias. Cada estilo tem suas particularidades; porém, quando você aprender uma nova técnica, tente aperfeiçoá-la antes de realmente incorporá-la às suas músicas.
9-  Você também pode tentar gravar uma música cantada - talvez um solfejo feito por você mesmo - e depois tentar solar acompanhando as notas.




segunda-feira, 1 de julho de 2013

ZOE THOMSON A Garotinha do Rock


ZOE THOMSON


É uma criança de dez anos  que teve sua primeira aula de violão quando  tinha seis anos de idade, ela é uma das guitarristas liderança na sua Mini Band.

O Mini banda foi formada em 2011, depois de tudo que se conheceram em uma escola de rock local.Eles  apreciavam jogar muitos shows desde que a banda começou, o maior até agora sendo Festival Blissfields, Winchester, e Weyfest, Farnham. A banda tem destaque na TV ao redor do mundo, e apareceu no programa Live With Gabby no Reino Unido.

Em 2011, um vídeo da banda Mini jogando uma versão cover de Enter Sandman do Metallica (na Bucklebury Beer Festival, Reino Unido) se tornou viral no YouTube, e recebeu milhões de visualizações. O vídeo chamou a atenção dos Metallica, e eles colocoram como seu vídeo favorito em sua página do YouTube. Em um show beneficente em Newbury Rugby Club da BBC estavam filmando a gente, e antes de irmos ao palco que nos presenteou com uma mensagem de vídeo pessoal do Metallica! Esta foi uma completa surpresa para todos, e é uma das melhores experiências até agora para todos.

Em 2012, um vídeo do YouTube de me jogar por Stratosphere Stratovarius se tornou viral e, atualmente, tem mais de 5 milhões de visualizações no YouTube. Este vídeo foi visto por Zakk Wylde, Mike Shinoda (Linkin Park) e Nick Mason (Pink Floyd), os quais twittou sobre o seu vídeo. John Petrucci (Dream Theater), também vi o vídeo e consequentemente a Mini Banda foram convidados a conhecer Dream Theater no backstage do Wembley Arena antes que eles tocaram para um público lotado. Ela começou a tocar guitarra de John Petrucci também. Que dia incrível! Zoe  também apareceu em muitas estações de televisão diferentes em todo o mundo, incluindo BBC, Channel 5 (Reino Unido), Channel 1 Russia, CBS News, e Nippon TV no ​​Japão.